Telas para compostagem, produção de adubo orgânico
As áreas urbanas caracterizam-se pela produção de resíduos orgânicos de origem domiciliar. Esses resíduos geralmente são aterrados, incinerados ou descartados em terrenos baldios, constituindo-se não só em uma grande preocupação para as municipalidades relacionada ao saneamento ambiental, como também num verdadeiro desperdício de nutrientes.
A compostagem, produção de adubo orgânico a partir da reciclagem dos resíduos orgânicos domiciliares, constitui-se na técnica que melhor atende aos princípios sanitários e ecológicos. A adequada compostagem desses resíduos resolve a questão ambiental e em contrapartida, promove a geração de insumos orgânicos voltados para a agricultura urbana, o que constitui um dos aspectos mais importantes envolvidos nesse sistema de produção.
A compostagem dos resíduos orgânicos domiciliares requer a adição de material rico em carbono como serragem, palha, aparas de grama ou papel, por exemplo. Para evitar a presença de alguns animais indesejáveis, recomenda-se não utilizar restos carnes. Outras informações sobre o manejo
desse processo podem ser obtidas em OLIVEIRA et al. (2005) e AQUINO et al. (2005).
Existem várias formas para a reciclagem dos resíduos orgânicos domésticos. Aqui propõe-se a utilização de um cilindro metálico que permite a baixo custo, a organização dos resíduos. Materiais utilizados na confecção do cilindro
Para confeccionar um cilindro de 80 cm de altura e 70 cm de diâmetro suficiente para acondicionamento de resíduos orgânicos domésticos acumulados durante um mês, por uma família com três pessoas, serão necessários os seguintes materiais:
♦2 m de tela com 1 cm de malha e com 80 cm de altura,
♦5 m de vergalão de 3/16”,
♦½ kg de arame galvanizado
♦1 bambu de 4 m,
♦serra, marreta,
♦máquina de furar,
♦alicate,
♦torquês
Fonte: Embrapa
Comments