top of page

Tela Metálica em Janelas e Portas - Padrão Instituições de Educação Infantil


A qualidade da arquitetura escolar depende do nível de adequação, e de desempenho de seus ambientes, em seus aspectos técnicos, funcionais, estéticos e, consequentemente, do modo como esses aspectos afetam o bem-estar dos seus usuários.

As relações edifício e usuário estão, diretamente vinculadas ao grau de interação e capacidade de resposta dos edifícios e instalações escolares às atividades neles realizadas.

Assim, a noção de "edifício escolar saudável" passa necessariamente pela adequação de seus edifícios ao meio ambiente,bem como pela promoção da interação entre o espaço físico, o projeto pedagógico e o desenvolvimento infantil. Segundo as recomendações da Unesco (1998; 2001), o prédio escolar,

" [...] deve ser seguro e atraente em termos de seu projeto global, funcionalidade no lay-out; deve dar condições para que seja efetivamente possível um ensino efetivo, atividades extracurriculares em especial em áreas carentes e rurais atuando como um centro comunitário. Deve ser construída em conformidade com padrões sanitários, tendo durabilidade, adaptabilidade e deve requerer uma manutenção econômica".

Considerações acerca da construção, dos serviços e instalação:

C.7 - Portas e janelas

As portas de acesso devem ser amplas (largura mínima de 1,00 metro e altura mínima de 2,00 metros). As janelas devem estar situadas de maneira que proporcionem uma boa iluminação natural, ser uniformemente distribuída, sem deixar sombras sobre as as áreas de trabalho, e nunca ter incidência direta de luz natural, devendo ainda ser teladas.

As portas de acesso devem possuir vedação de borracha. As Janelas aberturas deve ser protegidas por telas metálicas, com malha de 1 milímetro e fio de 0,35 m/m.

C.12 - Higiene

Os banheiros e vestiários devem dar acesso direto para áreas de armazenamento de alimentos. Necessário a instalação de lavatórios perto dos principais setores.

Em síntese

* Porta única, larga e alta, simples.

* Piso de material lavável.

* Boa iluminação e ventilação.

* Janela e aberturas teladas.



Fonte: Portal Mec

Comentarios


Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page