Tela para Peneira Erva Mate



A erva-mate é uma planta da família Aquifoliaceae, atendendo pelo nome botânico de Illex paraguaienses. Podendo chegar a 8 m de altura, ocorrem principalmente nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo até o Rio Grande do Sul em matas de pinhais, geralmente formando capões homogêneos. Seu principal uso vem do preparo de suas folhas, caules e ramos de qual se extrai um chá - o mais consumido no país e exportado para todo mundo - o mate, chimarrão, tereré.

Preparando a folho em erva-mate No processamento das folhas, temos três operações distintas:Sapeco, Secagem (torrefação) e Cancheamento

1 - Sapeco - Após o corte dos ramos da erveira, estes são passados rapidamente pelas labaredas de uma fogueira feita no local. A finalidade desta operação é abrir os vasos da folha através de uma intensa saudação, provocando uma desidratação mais rápida. 2 - Secagem - (torrefação) a) - Carijó - Método primário artesanal, de torrefação, usando o calor direto de uma fogueira, até as folhas se tornarem crespas e quebradiças, através de uma intensa sudação. Esta operação, em condições normais, dura aproximadamente 7 horas.

b) - Barbaquág - Preenche a mesma finalidade do carijó, no caso do calor, é indireto (o calor de uma fogueira é levado através de um conduto até o local (quarto) onde se encontram ramos depositados. Esta operação varia de 14 a 16 horas para completar a torrefação. Este é um método empregado da industrialização da erva-mate) 3 - Cancheamento - É a trituração de folhas e caules na cancha. Esta operação, primitivamente, era feita sobre um carnal de couro cru, aonde os ramos vindos do carijó eram golpeados com um facão de madeira. Seu acabamento era feito em pilões. Nas canchas mais evoluídas, com rolo sobre um tablado de madeira, é usada a tração animal. Após a trituração das folhas e caules é feita a primeira peneiragem (cancha furada); a erva é peneirada na cancha. Este é o ciclo do cancheamento no preparo da erva-mate que completa esta etapa. Depois, a erva-mate é ensacada ou enocada em depósitos arejados e secos. O ideal de estacionamento desta erva-mate para que se acentuem suas propriedades, como sabor e aroma, é de dois anos de amadurecimento. O Presidente Lopéz, do Paraguai, proibiu a venda de erva-mate que não estivesse estacionado durante 2 (dois) anos. Na Argentina, este prazo foi reduzido para seis meses. O beneficiamento na indústria é a última fase (acabamento nos engenhos).

A Anvisa determina:

Regulamento Técnico para Fixação de Identidade e Qualidade para ERVA-MATE.

Padronização:

6.1. A Erva-Mate Chimarrão, quanto à porcentagem de folhas, será padronizada em:

6.1.1. Padrão Nacional 1 (PN-1), quando no processamento a erva-mate é passada na peneira de malha de 10mm, resultando no mínimo em 70% de folhas e no máximo em 30% de outras partes do ramo.

6.1.2.Padrão Nacional 2 (PN-2), quando no processamento a erva-mate é passada na peneira de malha de 10mm, resultando no mínimo em 60% de folhas e no máximo em 40% de outras partes do ramo.

6.1.3. Padrão Nacional 3 (PN-3), quando no processamento a erva-mate é passada na peneira de malha de 10mm, resultando no mínimo em 50% de folhas e no máximo em 50% de outras partes do ramo.

6.2. A Erva-Mate Tererê, quanto à porcentagem de folhas, será padronizada em:

6.2.1. Padrão Nacional Tererê 1 (PNT-1), quando no processamento a folha da erva-mate é passada na peneira de malha de 10mm, e as outras partes do ramo passadas na peneira de malha de12, 5 mm, resultando no mínimo em 70% de folhas e no máximo em 30% de outras partes do ramo.

6.2.2. Padrão Nacional Tererê 2 (PNT-2), quando no processamento a folha da erva-mate é passada na peneira de malha de 10mm, e as outras partes do ramo passadas na peneira de malha de 12, 5 mm, resultando no mínimo em 60% de folhas e no máximo em 40% de outras partes do ramo.

6.2.3. Padrão Nacional Tererê 3 (PNT-3), quando no processamento a folha da erva-mate é passada na peneira de malha de 10mm, e as outras partes do ramo passadas na peneira de malha de 12, 5 mm, resultando no mínimo em 50% de folhas e no máximo em 50% de outras partes do ramo.

Confira aqui nossa tabela completa para confecção de peneiras


Fonte: Wikipédia Anvisa

Destaque
Posts Recentes
Arquivo

Rua Pres. Roosevelt, 1352 - Bairro São Miguel, São Leopoldo - RS 93025-640
Contatos:  51 3592-1352      51 98408-1352 WhatsApp

  • Grey Twitter Icon