Tela para Filtragem - Processo fabricação cachaça


A etapa inicial da produção da cachaça é a colheita e moagem da cana-de-açúcar. O uso de cana não queimada, boas condições de armazenamento e curto prazo entre a colheita e a moagem, contribuem para a não formação de compostos indesejáveis que comprometem a qualidade da cachaça.

Colheita

Cana de açúcar é uma planta tropical que cresce bem em temperaturas entre 18ºC a 35º, a colheita pode ir de Maio até Dezembro, a produção da cachaça industrial, a cana é colhida por máquinas. É comum também a queima do canavial antes da colheita.

Moenda

A garapa é extraída da cana nas primeiras 24-30 horas depois da colheita. O bagaço é separado do caldo de cana.
Filtragem

Depois da extração, o caldo é filtrado por uma peneira e por decantação, deixando para trás o bagacilho. A presença de bagacilho poderá trazer elementos indesejáveis ao destilado como o furfural.
O coador consiste em uma tela metálica sobre um suporte metálico, de madeira ou cimento, a filtração tem por objetivo separar impurezas grosseiras, como terra e bagacilho, presentes no caldo. Essa operação utiliza telas finas de aço inox, resistente, malha de 1mm de abertura, situadas logo à saída da moenda. Confira aqui nossa linha completa de tela metálica para filtragem.

Redução Brix

Adiciona-se água ao caldo de cana para reduzir o brix, a porcentagem peso do sólido solúvel contido na solução pura de sacarose. Alguns produtores pasteurizam o caldo de cana antes desse processo.
Fermentação Microorganismos transformam o açúcar em álcool e gás carbônico, a fermentação dura entre 14 a 24 horas. Produtores artesanais utilizam o chamado “Fermento Caipira” para catalizar o processo de fermentação. A sua receita pode levar limão, laranja, milho, mandioca, soja e arroz. Na fermentação da cachaça industrial são usados químicos, como o sulfato de amônia e antibióticos. O processo pode demorar de 8 a 16 horas.
Destilação

A cachaça de alambique, como o nome diz, é uma mistura de álcool e água e outros componentes voláteis obtidos por destilação em alambiques. Alambiques de diferentes formatos, tamanhos, volumes e materiais podem ser usados para destilar o vinho da cana. Alguns produtores utilizam o bagaço da cana para alimentar o fogo que aquece o alambique (produção sustentável). O aquecimento do alambique pode ser feito de forma direta ou indireta. A destilação da cachaça industrial é feita em colunas de inox, enquanto a produção artesanal é feita em alambiques de cobre. Armazenamento e Envelhecimento

A cachaça pode ser armazenada em dornas de inox antes de ser engarrafa. A cachaça pode também ser armazenada ou envelhecida em barris de madeira. A cachaça precisa repousar em barris de até 700L por no mínimo 1 ano. Geralmente, a cachaça entra nos barris com 60-50º alcoólicos. Envelhecer agrega valor comercial ao destilado. Alguns produtores adicionam caramelo para dar a coloração amarelada. Engarrafamento

A cachaça que passou por inox ou que foi armazenada em barris de madeira pode ser diluída e padronizada para então ser engarrafada. O envase consiste no acondicionamento do produto em embalagens adequadas, normalmente garrafas de vidro, em volumes de 600, 700 ou 1000 mililitros, por intermédio de envasadoras manuais, semi-automáticas ou automáticas, conforme o volume de produção.
Fonte: Mapa da Cachaça

#telafiltragemmalhafina #filtragemcachaça #telametalica #telainox #telainoxfiltragem #telafinaparafiltragem #telafiltragem #filtragem #telafiltro #telametalicafiltro #telafiltroliquidos #telametalicafiltroliquidos #telainos #telainoxtelaproduçãobebida #telametalicaproduçãobebidas #telametalicaproduçãocachaça

Destaque
Posts Recentes
Arquivo

Rua Pres. Roosevelt, 1352 - Bairro São Miguel, São Leopoldo - RS 93025-640
Contatos:  51 3592-1352      51 98408-1352 WhatsApp

  • Grey Twitter Icon