Dia Mundial do Ovo!



O Dia Mundial do Ovo foi instituído em 1996 pelo International Egg Commission (IEC), órgão mundial dos produtores de ovos, sediado em Londres (Inglaterra). A data tem como objetivo celebrar o produto como um dos mais nutritivos e versáteis alimentos à dieta humana, além de integrar pessoas de todas as partes do mundo para um intercâmbio de informações nutricionais e receitas sobre o ovo. Países como México, Austrália, Argentina, Reino Unido, Dinamarca, Holanda, Hungria, Nigéria e Estados Unidos (só para citar alguns exemplos) costumam organizar grandes eventos para comemorar o Dia do Ovo. Entre as atividades realizadas estão palestras, lançamento de livros de receitas, competições esportivas, corrida de balões e degustações coletivas de receitas com ovos.

O ovo é um dos alimentos mais completos que existe. Antes visto como vilão, como um dos causadores do colesterol alto, o ovo agora é o heroi das dietas. Fonte de proteína em níveis comparáveis ao leite materno, o ovo é rico em colina (que compõe a membrana celular e atua na transmissão de impulsos nervosos), vitaminas D e do complexo B, antioxidantes, minerais, ácidos graxos, entre outros nutrientes. E não apenas bom, o ovo também é barato! Presente na dieta de todas as classes sociais, o ovo é um produto versátil e se incorpora às mais variadas receitas. É um produto aceito em todas as culturas e é apreciado por 99% das famílias brasileiras, conforme pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), sobre hábitos de consumo. Apesar de todas estas vantagens, o brasileiro ainda come pouco ovo. Segundo números da ABPA, em 2013, a média de consumo por habitante no país foi de 168 unidades, número muito abaixo da média mundial, que é de 220 ovos por ano. Em alguns países, como o México, este consumo chega a 360 unidades - ou 1 ovo por dia.

"O ovo é um alimento único - compacto, economicamente acessível, que mantém a sua frescura durante muito tempo e é convenientemente embalado pela própria natureza. Pessoas de todos os cantos do mundo apreciam o ovo, que é um dos principais ingredientes de uma dieta nutritiva e saudável". O Dia Mundial do Ovo é comemorado sempre na segunda sexta-feira do mês de outubro.

Fonte: Avicultura


Destaque
Posts Recentes
Arquivo

Rua Pres. Roosevelt, 1352 - Bairro São Miguel, São Leopoldo - RS 93025-640
Contatos:  51 3592-1352      51 98408-1352 WhatsApp

  • Grey Twitter Icon