Uso de lareiras exige cuidados
Quando o frio chega, muitas pessoas não dispensam o conforto e o aconchego de se aquecer ao redor de uma lareira, fogão a lenha, aquecedores ou mantas térmicas. Contudo, o uso desses itens requer alguns cuidados, porque, quando mal utilizados, podem ocasionar incêndios. A reportagem conversou com o capitão do Corpo de Bombeiros de Venâncio, Gustavo Lock, que deu algumas dicas de cuidados fundamentais para a segurança.
De acordo com ele, as pessoas costumam usar líquidos inflamáveis para acender as lareiras, como gasolina e álcool. No entanto, isso não é indicado. 'De preferência, se a pessoa for usar algo do gênero, que use álcool gel', sugere. Outra dica importante é não se afastar da residência quando se tem a lareira acesa. Caso ainda haja fogo e a pessoa quer sair de perto da lareira, recomenda-se esperar que o fogo seja extinto ou este deve ser apagado com água.
Além disso, o capitão ressalta que a casca de alguns tipos de lenhas gera faíscas. Deste modo, torna-se importante afastar da lareira tapetes e demais materiais que têm facilidade em pegar fogo. O ideal às lareiras seriam as telas de proteção para evitar as faíscas. 'Às vezes as pessoas estão com muito frio e querem que o ambiente fique quente o mais rápido possível e por isso fazem um incêndio na lareira, mas isso não é conveniente. O que deixa o ambiente mais aquecido é a brasa, não aquele 'fogaréu' que prejudica, até mesmo, a estrutura da lareira', explica.
Fonte: Folha do Mate, capitão do Corpo de Bombeiros de Venâncio, Gustavo Lock
Comments