Situação de emergência epidemiológica de leishmaniose em Porto Alegre



O Secretário Municipal de Saúde, Erno Harzheim, afirmou que Porto Alegre encontra-se em situação de emergência epidemiológica devido a ocorrência de três casos, em um ano, provocado leishmaniose. "A situação é crítica. Vamos esperar só mais alguns dias para esperar uma proposta da sociedade civil. Senão, vamos seguir as determinações técnica do Ministério da Saúde para evitar que outras pessoas fiquem doentes", destacou em entrevista para a Rádio Guaíba nesta terça.

O terceiro caso por leishmaniose foi registrado em maio em Porto Alegre. Para o secretário, a ligação entre os casos é a saúde frágil, em decorrência da "vulnerabilidade social que estas pessoas compartilham".

O principal foco do mosquito-palha, vetor da doença, concentra-se na zona Leste de Porto Alegre. Segundo Harzheim, o combate da leishmaniose torna-se mais difícil devido ao acesso à área silvestre. Medidas como educação ambiental, intensificação na coleta de lixo, melhoria da precariedade dos domícilios contribuem neste cenário preocupante. "Não temos como frear as pessoas que entram nessas áreas com a falta de espaço urbano. Falamos de algo muito desigual", afirmou o secretário.

Porto Alegre tem pequenas áreas silvestres que fazem fronteira com áreas urbanas, na maioria das vezes precárias. O mosquito gosta do lixo e do mato, alerta Harzheim, pois usa a matéria orgânica para a reprodução. Neste período, em decorrência dos casos, foram recolhidos mais de 30 toneladas de lixo na região do Morro Santana como medida preventiva da proliferação da doença.

Medidas Preventivas

Proteção individual: Para evitar os riscos de transmissão, algumas medidas de proteção individual devem ser estimuladas, tais como: uso de mosquiteiro com malha fina, telagem de portas e janelas, uso de repelentes, não se expor nos horários de atividade do vetor (crepúsculo e noite) em ambiente onde este habitualmente pode ser encontrado.

Fonte: Abv

Correio do Povo

#proteçãoinsetosportasejanelas #proteçãojanelaseportas #telaproteçãoportasejanelas #proteçãoinsetosjanelas #Janeirocâncercervical #telametálicaproteçãojanela #telaproteçãojanelaeportas #malhaproteçãomosquitosjanela #telaproteçãojanela #telasmosquiteirasparajanelas #telaproteçãoportas #proteçãoinsetosportas #telajanelaeportacarne

Destaque
Posts Recentes
Arquivo

Rua Pres. Roosevelt, 1352 - Bairro São Miguel, São Leopoldo - RS 93025-640
Contatos:  51 3592-1352      51 98408-1352 WhatsApp

  • Grey Twitter Icon