top of page

Filtros na produção da cerveja


Muitos brasileiros apreciam uma boa cerveja. Seja no happy hour de sexta-feira, após o trabalho, ou então em um dia de muito calor. Com sol na praia, beber aquela famosa geladinha para aliviar a tensão e o estresse causados pelo dia a dia sempre cai bem. A escolha do produto faz sentido, afinal, nosso País tem se mostrado cada vez mais dedicado ao mercado cervejeiro.


Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Cerveja (Sindicerv), o Brasil é o nono maior consumidor do produto no mundo, bebendo por ano, em média, 47 litros per capita. A República Checa, líder no ranking, registra o consumo de 158 litros por habitante ao ano. Os números impressionam ainda mais quando o assunto é produção. Neste quesito, o Brasil já ocupa o quarto lugar entre os maiores fabricantes de cerveja do globo, com um volume anual de cerca de 10,3 bilhões de litros. Estão à sua frente como os grandes fabricantes apenas os chineses, que atingem a marca de 35 bilhões de litros por ano, seguidos por EUA, com 23 bilhões, e Alemanha, com 10,7 bilhões. História da cerveja

Fabricada pela primeira vez há mais de 6 mil anos, coube aos sumérios e também egípcios, na Antiguidade, a fama da invenção do produto. A cerveja em si era uma mistura de água, pão semi-cozido, malte de cevada e suco de tâmaras ou tamarindos para obtê-la. A partir do início da Idade Média, os mosteiros europeus assumiram a fabricação da bebida que adquiriu o sabor como é conhecido atualmente.


Coube à família real portuguesa introduzir a sua chegada em terras brasileiras. O próximo passo neste avanço histórico seria a fabricação nacional. E isso começou a ocorrer por volta de 1836. Durante muito tempo, o nosso País foi dominado pelas grandes cervejarias que nos abasteciam no mercado e não nos davam grandes opções de variar. Hoje, no entanto, ao entrar num bar ou restaurante e pedir uma cerveja, o consumidor já pode deparar-se com uma série maior de produtos. Tudo isso se deve às microcervejarias, que, desde 1986, vêm produzindo no país cervejas dos mais diferentes tipos, com muito mais variedades que as das grandes marcas e que agradam a um leque cada vez maior de apreciadores.

Cerveja Artesanal Uma das etapas do processo cervejeiro industrial difícil de ser aplicado na escala caseira é a filtração. Seja pela complexidade do equipamento envolvido seja pelo objetivo ser somente estético, que boa parte dos cervejeiros caseiros não filtra suas cervejas, ficando assim sempre com aparência turva. Podemos deixar de lado essa história de que cerveja caseira tem de ser turva, aqui você encontra telas para filtragem das diferentes etapas de sua produção e um vídeo com passo a passo do processo de fabricação de um filtro artesanal em tela inoxidável.


.

#filtroinox #filtroinoxidável #cervejaartesanal #cervejacaseira #filtro #filtros #filtroinoxbazooka #filtragemcerveja #filtragemcervejaartesanal #importânciafiltro #filtrocerveja #filtrocervejaartesanal #telaparafiltro #telaparafiltrocerveja #telainox #telainoxmalhafina #telaprafiltro #telainoxidavel #telafinaparafiltragem #filtrometal #filtrometálico #filtroaçoinox #malhametálica #telafiltrocerveja #telametalicafiltrocerveja #telafiltrodecerveja #telaemaçoinox #teladefiltro #filtroinoxtela #malhafinaparafiltro #telafiltro #telaparafiltroliquidos #filtrodeinox #filtrogalvanizado #telafiltroinox #malhaparafiltro #telainoxidavelparafiltro #telaparafiltroinox #teladefiltrogalvanizado #teladefiltroinox #telaparafiltrogalvanizado #telaprafiltroinox #telaparafiltroindustrial #telacerveja #tela #telas #filtroinoxfunçao #filtroinoxde

Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page