top of page

Vírus que transmite doença parecida com a dengue


Amostras de sangue colhidas em 20 municípios do Amazonas apontam a presença do vírus transmissor da febre Oropouche. Afirma a Fiocruz Amazônia, instituição da Saúde na Amazônia, a partir de pesquisa feita em parceria com a Vigilância Sanitária.

A amostragem corresponde ao período de 2011 e 2016. Ao todo, foram investigados 306 resultados e nove deram positivo.

A investigação aconteceu a partir dos resultados negativos para a dengue, febre Chikungunya e Vírus Zika. Isso porque a Febre Oropouche apresenta sintomas semelhantes aos das enfermidades causadas pelo Aedes aegypti.

Além disso, a doença é provocada por um mosquito conhecido como maruim.

Apesar de não terem sido diagnosticados como portadores da Oropouche, todos os pacientes receberam tratamento. Isso porque não existe um medicamento específico para tratar as enfermidades causadas por arbovírus, vírus transmitidos ao homem por mosquitos.

O tratamento consiste em deixar o paciente em repouso, hidratado, sem febre e sem dor.

Nos próximos dias, equipes técnicas dos laboratórios centrais do Amazonas e de Roraima vão participar de curso de capacitação para usar o método para detecção da Oropouche, desenvolvido pela Fiocruz Amazônia. A expectativa é de que o projeto se estenda aos demais estados do país.

Proteção eficiente contra mosquitos


Colocar telas metálicas de proteção em janelas e portas garante ar puro por toda casa livrando-a completamente dos mosquitos e insetos indesejáveis. Confira nossa tabela completa de telas metálicas.


Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page