• Telas Muller

Tela para líquidos - Processo de produção de vinho


O vinho é a bebida alcoólica mais antiga e uma das mais consumidas no mundo inteiro. Sua origem não se sabe certo, apenas se sabe através de evidências arqueológicas que a produção mais antiga de vinho deve ter ocorrido em lugares como Turquia, em Damasco na Síria, Byblos no Líbano e na Jordânia, onde escavações feitas nesses lugares revelaram sementes de uvas da Idade da Pedra (Período Neolítico B), cerca de 8000 a.C.


As mais antigas sementes de uvas cultivadas foram descobertas na Geórgia e datam de 7000 - 5000 a.C. (datadas por marcação de carbono). Pois certas características da forma são peculiares a uvas cultivadas e as sementes descobertas são do tipo de transição entre a selvagem e a cultivada.

Etapas do Processo de produção do Vinho

Cultivo da uvaÉ umas das etapas que se exige maior cuidado, pois o cultivo das videiras exige solos profundos e bem drenados , alem de ser necessário fazer uma analise química no solo para verificar se o solo contem os nutrientes necessários para o crescimento da videira, fazer um controle para eliminar qualquer tipo de praga que possa aparecer e fazer um bom espaçamento entre as videiras (espaçamento que varia dependendo do tipo de uva). Esmagamento

Etapa que as uvas são esmagadas por uma maquina desengaçadeira-esmagadeira, que alem de esmagar a uva, também separa o mosto produzido (que é uma mistura de suco, cascas e bagas) dos engaços da uva (Processo que antigamente era feito manualmente). Por a uva não ser mais esmagada manualmente, não ocorre mais interferência negativa na composição química do mosto (baixo teor de açúcar e acidez e elevado teor de potássio) e com isso favorece o aparecimento de gosto amargo e sensação de adstringência nos vinhos tintos.

Maceração

Etapa em que a mistura de suco, cascas e bagas entram em maior contato para deixar o vinho com mais cor e mais encorpado

Fermentação

Essa é a etapa mais complexa do processo de produção do vinho. Pois a fermentação é um processo anaeróbico (sem a presença de oxigênio) que transforma a glicose em álcool. Esse processo exige um rígido controle da temperatura , que deve ser em torno de 25 a 30 °C para se obter a presença correta de microrganismos responsáveis pela fermentação.

Filtragem

Na filtragem é feita a retirada de sedimentos que deixam o vinho turvo, com isso deixando ele mais claro.

Confira nossa tabela completa de malhas para filtro.

Envelhecimento

Nessa etapa, o vinho é envelhecido em barris, em geral, de carvalho. O tempo de envelhecimento varia de uva para uva e, durante esse tempo, a acidez diminui e os vários componentes da uva passam a formar o corpo e a estrutura do vinho, gerando a complexidade de seus odores e sabores.

Engarrafamento

Etapa de engarrafamento do vinho

Fonte: Engquimica

#telaparafiltrovinho #filtragemvinho #malhafiltrovinho #telafiltrovinho #filtrovinho #telaparafiltrovinhotelaparapeneiravinho #malhainoxfiltrovinho #filtroeminox #telaparafiltroinoxparavinho #telaparafiltro #telafiltro #telapeneira #telas #tela

Rua Pres. Roosevelt, 1352 - Bairro São Miguel, São Leopoldo - RS 93025-640
Contatos:  51 3592-1352      51 98408-1352 WhatsApp

  • Grey Twitter Icon