• Telas Muller

ABNT - Tela divisão elevadores


A NBR 16042, uma nova norma ABNT, entrou em vigor no mês de abril e é especialmente para instalação, prevenção, funcionamento e reparo de elevadores em novas edificações. O objetivo dela é aumentar a segurança de técnicos, passageiros e responsáveis diretos.

A norma dita as regras de segurança para a construção e instalação de elevadores novos que não contam com casa de máquinas. A nova norma se refere a elevadores que:

-Que se movimentem entre guias inclinadas com, no máximo, 15° com a vertical;

-Sirvam pavimentos definidos, tanto para equipamentos comerciais, quanto residenciais;

-Suspensos por cabos;

-Com acionamento por tração.

No parágrafo 5.6.2 são detalhadas as medidas necessárias para elevadores adjacentes sem casa de máquinas e com distância entre teto e partes móveis do outro elevador menor que 50 cm.

O que terá que ser feito?

-Acima das vigas que dividem os elevadores, deve ser feita uma parede de alvenaria, de concreto, ou de placas de cimento fortes e resistentes;

-Se for necessário, utilizar telas metálicas com fio de 2mm de diâmetro e malha de 30mm, que aguente uma força aplicada de 300N e máxima deformação de 15mm.

-A tela metálica deve ser fixada entre as faces inferior e superior em cada pavimento.


Por que aderir a norma na sua obra?

Pois ela aumentará o aproveitamento dos espaços no edifício e encurtará a distância por onde os elevadores se locomovem. Desta maneira, a adequação da construção à norma, garantirá conforto e segurança a todos os usuários.

Fonte ABNT

#telametalica #telaelevadores #normaabnt16042 #abntelevadores #adequaçãoelevadores #telaparaelevadores #telametálicaparaelevadores #malhametálica #tecidometálico #aramegalvanizado #telagalvanizada #malhagalvanizada #telagalvanizadaproteção #telagalvanizda #malhagalvanizadoproteçãomosquito #malhainoxidavel

Rua Pres. Roosevelt, 1352 - Bairro São Miguel, São Leopoldo - RS 93025-640
Contatos:  51 3592-1352      51 98408-1352 WhatsApp

  • Grey Twitter Icon