• Telas Muller

Preparo chimarrão - erva mate peneira


1. Coloque erva mate verde em 2/3 da cuia.

2. Tape com a mão ou boca da cuia, inclinando-a para ajeitar a erva, que deve ficar assentada de um lado só, deixando um espaço vazio.

3. Bata suavemente, com a ponta dos dedos, na superfície externa da cuia, no lado em que a erva mate está assentada, para que o pó mais fino se desloque para o fundo do porongo.

4. Coloque novamente a cuia na posição vertical, com suavidade, para que a erva mate não caia para o lado. 5. Despeje um pouco de água morna ou para umedecer e inchar a erva, e aguarde até água ser absorvida.

6. Coloque a água quente, tendo o cuidado de não deixá-la ferver. O melhor é respeitar o aviso da chaleira, que começa a chiar aos 80º.

7. Introduza a bomba no fundo da cuia, enterrada na erva, mantendo o bocal fechado com o dedo polegar, até assentá-la bem.

8. Quando a infusão acabar, deve-se acrescentar mais água. A operação pode ser repetida até que o chimarrão deixe de espumar, sinal de que a erva já enfraqueceu. Segue ilustração:


Para garantir um bom chimarrão é necessário que a erva mate esteja no padrão determinado pela regulamentação do produto Padronização:6.1. A Erva-Mate Chimarrão, quanto à porcentagem de folhas, será padronizada em:6.1.1. Padrão Nacional 1 (PN-1), quando no processamento a erva-mate é passada na peneira de malha de 10mm, resultando no mínimo em 70% de folhas e no máximo em 30% de outras partes do ramo.6.1.2.Padrão Nacional 2 (PN-2), quando no processamento a erva-mate é passada na peneira de malha de 10mm, resultando no mínimo em 60% de folhas e no máximo em 40% de outras partes do ramo.6.1.3. Padrão Nacional 3 (PN-3), quando no processamento a erva-mate é passada na peneira de malha de 10mm, resultando no mínimo em 50% de folhas e no máximo em 50% de outras partes do ramo.6.2. A Erva-Mate Tererê, quanto à porcentagem de folhas, será padronizada em:6.2.1. Padrão Nacional Tererê 1 (PNT-1), quando no processamento a folha da erva-mate é passada na peneira de malha de 10mm, e as outras partes do ramo passadas na peneira de malha de12, 5 mm, resultando no mínimo em 70% de folhas e no máximo em 30% de outras partes do ramo.6.2.2. Padrão Nacional Tererê 2 (PNT-2), quando no processamento a folha da erva-mate é passada na peneira de malha de 10mm, e as outras partes do ramo passadas na peneira de malha de 12, 5 mm, resultando no mínimo em 60% de folhas e no máximo em 40% de outras partes do ramo.6.2.3. Padrão Nacional Tererê 3 (PNT-3), quando no processamento a folha da erva-mate é passada na peneira de malha de 10mm, e as outras partes do ramo passadas na peneira de malha de 12, 5 mm, resultando no mínimo em 50% de folhas e no máximo em 50% de outras partes do ramo. Confira aqui nossa tabela completa para confecção de peneiras Fonte: Anvisa Papo de Homem

#telapeneira #telaparapeneira #teladepeneira #telaervamate #telapeneiraervamate #peneiraervamate #peneiraervamateinox

Rua Pres. Roosevelt, 1352 - Bairro São Miguel, São Leopoldo - RS 93025-640
Contatos:  51 3592-1352      51 98408-1352 WhatsApp

  • Grey Twitter Icon