• Telas Muller

Dia do Imigrante Italiano no Brasil


Hoje, dia 21 de fevereiro é comemorado o Dia do Imigrante Italiano no Brasil. Estima-se que mais de 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos, o que faz do Brasil o país com maior número de descendentes italianos no mundo. É muita gente mesmo! Por isso que muitos hábitos da cultura e do povo italiano podem ser encontrados na nosso dia a dia, ainda que com uma certa pitada de brasilidade.

Os traços da cultura italiana estão presentes na gastronomia, na agricultura e no próprio modo de viver em família, sempre com muita alegria e disposição.

A história Como já contamos aqui, no texto Imigração Italiana no Brasil, a imigração dos italianos para o Brasil foi altamente incentivada pelo governo brasileiro na época. Mas é preciso ressaltar que toda essa campanha a favor da imigração só funcionou porque tanto o Brasil quanto a Itália tinham interesses comuns. Enquanto o Brasil precisava repor a sua mão de obra agrícola, após a abolição da escravatura, a Itália precisava recompor suas famílias financeiramente, depois de forte recessão.

A primeira leva de imigrantes italianos partiu do porto de Gênova, no dia 03 de janeiro de 1874, a bordo do navio a vela de bandeira francesa chamado La Sofia. Eram, ao todo, 386 imigrantes trentinos e vênetos, que desembarcaram no Espírito Santo em 21 de fevereiro do mesmo ano. Essas famílias foram trazidas por Pietro Tabacchi, que veio para o Brasil no início da década de 1850. Aqui, era proprietário de uma fazenda no município de Santa Cruz (atual cidade de Aracruz, localizada no litoral norte capixaba) chamada “Nova Trento”, nome dado em homenagem à sua terra natal.

Em acordo com o governo brasileiro, Tabacchi ofereceu 12 hectares de terra a cada família imigrante por um preço “favorável” para, em troca, receber o direito de exportar 3,5 mil jacarandás. Depois disso, os italianos continuaram a vir para o Brasil e a povoar terras, principalmente, no sul e sudeste do país.


Fonte: Pesquisa Italiana

#diadoimigranteitalianonobrasil

Rua Pres. Roosevelt, 1352 - Bairro São Miguel, São Leopoldo - RS 93025-640
Contatos:  51 3592-1352      51 98408-1352 WhatsApp

  • Grey Twitter Icon