• Telas Muller

12 recomendações dos bombeiros para evitar acidentes com lareiras e aquecedores no inverno


O inverno chega nesta quarta-feira (21) e com a temperatura mais baixa, é importante ficar atento ao uso seguro de fogões à lenha, lareiras e aquecedores. Segundo o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, o uso desses equipamentos aumenta as chances de incêndios. No ano passado, em todo Estado, 54 casas foram danificadas pelo fogo que começou a partir de aquecedores.

Por isso, pensando em evitar incêndios e vítimas de queimaduras, o Corpo de Bombeiros Militar elaborou uma lista com 12 recomendações:


-Certifique-se que estes estejam instalados em locais seguros da casa, distantes de tubulações a gás, cortinas e móveis.

_ Não deixe objetos acumulados sobre lareiras ou próximos aos fogões à lenha, em caso de princípio de incêndio estes materiais servirão como combustível e tendem a alimentar as chamas, propagando o fogo.

_ Use material próprio para queimar em lareiras ou fogões à lenha, evitando madeira industrializada ou tratada quimicamente.

_ Não permita que crianças alimentem lareiras ou fogões à lenha. Além disso, elas devem manter distância de segurança destes locais.

_ No caso específico de lareiras, utilize tela metálica com malha entre 2 e 5 mm para evitar que fagulhas sejam propagadas para fora do local de queima.

_ Verifique se a instalação das chaminés está em perfeitas condições e em locais seguros.

_ Não coloque lenha em excesso em lareiras e fogões à lenha. Nunca deixe o local sem antes se certificar que o fogo está extinto.

_ Sempre mantenha entradas de ar em ambientes com fogo de lareira, fogões e aquecedores. O ar nesses locais precisa ser renovado, evitando risco de morte por intoxicação com monóxido de carbono – CO, ou mesmo por asfixia em razão do consumo de oxigênio do ambiente.

_ No caso de aquecedores, somente adquira aparelhos certificados pelo Inmetro. Antes de ligá-los, verifique se não há necessidade de realizar algum reparo ou manutenção dos equipamentos.

_ Aquecedores a gás precisam ser aprovados junto ao corpo de bombeiros militar (exceção quando instalados em edificações unifamiliares) e instalados por profissionais com responsabilidade técnica.

_ Não coloque roupas, utensílios ou objetos sobre os aquecedores.

_ É proibido o uso de álcool ou outros combustíveis para queimas em ambientes fechados.

Fonte: Notícia do dia

#lareiratela #proteçãopainelsolares #telalareira #telaproteçãoparalareira #proteçãolareira #telaparalareiras #telaparalareira #telaproteçãolareira

Rua Pres. Roosevelt, 1352 - Bairro São Miguel, São Leopoldo - RS 93025-640
Contatos:  51 3592-1352      51 98408-1352 WhatsApp

  • Grey Twitter Icon