A qualidade da arquitetura escolar depende do nível de adequação, e de desempenho de seus ambientes, em seus aspectos técnicos, funcionais, estéticos e, consequentemente, do modo como esses aspectos afetam o bem-estar dos seus usuários.
As relações edifício e usuário estão, diretamente vinculadas ao grau de interação e capacidade de resposta dos edifícios e instalações escolares às atividades neles realizadas.
Assim, a noção de "edifício escolar saudável" passa necessariamente pela adequação de seus edifícios ao meio ambiente,bem como pela promoção da interação entre o espaço físico, o projeto pedagógico e o desenvolvimento infantil. Segundo as recomendações da Unesco (1998; 2001), o prédio escolar,
" [...] deve ser seguro e atraente em termos de seu projeto global, funcionalidade no lay-out; deve dar condições para que seja efetivamente possível um ensino efetivo, atividades extracurriculares em especial em áreas carentes e rurais atuando como um centro comunitário. Deve ser construída em conformidade com padrões sanitários, tendo durabilidade, adaptabilidade e deve requerer uma manutenção econômica".
Considerações acerca da construção, dos serviços e instalação:
C.7 - Portas e janelas
As portas de acesso devem ser amplas (largura mínima de 1,00 metro e altura mínima de 2,00 metros). As janelas devem estar situadas de maneira que proporcionem uma boa iluminação natural, ser uniformemente distribuída, sem deixar sombras sobre as as áreas de trabalho, e nunca ter incidência direta de luz natural, devendo ainda ser teladas.
C.11 - Proteção contra insetos e roedores
As portas de acesso devem possuir vedação de borracha. As Janelas aberturas deve ser protegidas por telas metálicas, com malha de 1 milímetro e fio de 0,35 m/m.
C.12 - Higiene
Os banheiros e vestiários devem dar acesso direto para áreas de armazenamento de alimentos. Necessário a instalação de lavatórios perto dos principais setores.
Em síntese
* Porta única, larga e alta, simples.
* Piso de material lavável.
* Boa iluminação e ventilação.
* Janela e aberturas teladas.