03 de Agosto - Dia Internacional da Cerveja

O Dia Internacional da Cerveja não surgiu em 2007 à toa. Naquela época, nos Estados Unidos, entusiastas da bebida chamavam atenção para o consumo das versões caseiras, já batizadas de artesanais. E fazer disso, claro, uma festa! A data caiu no gosto popular e, hoje, mais do que nunca, há cerveja para bebedor nenhum deixar a data passar. Que tal aprender a apreciá-la ainda mais?

O mito da espuma
 

Sim, o colarinho branco tem sua função e não é apenas para deixar a bebida mais bonita. Ela é fundamental para a manutenção do aroma, temperatura e sabor da cerveja. “A recomendação é que toda cerveja servida possua espuma. É uma espécie de atestado de saúde ou de qualidade, criando uma verdadeira camada protetora do líquido”, comenta Leon Mass, mestre-cervejeiro da Cervejaria Ambev.
 

Tamanha importância é porque nela está uma camada composta por uma grande quantidade de bolhas de gás carbônico que se forma na superfície do líquido quando ele é agitado, movimentado ou fermentado. Entre as funções, ela cria uma barreira entre o líquido e ar, estabilizando a temperatura; e evita que o líquido oxide e fique com gosto alterado. Para não ter erro, é bom ficara tento à sua espessura. “Não existe uma regra milimétrica, mas uma camada que varie entre dois e três dedos é suficiente”, complementa Maas.

Um bar no Rio Grande do Sul empregará um robô para servir cervejas

Um robô colaborativo receberá a missão de servir cervejas ao público em um bar localizado na cidade de Gramado, RS. O cobot em questão é fabricado pela Universal Robots. Suas habilidades de garçom serão testadas no bar La Birra Brew Pub neste mês de agosto.

Fonte: idgnow Folhape

#cervejafiltragem #peneiracerveja #diadacerveja #diamundialdacerveja #03agostodiadacerveja